O que a Bíblia diz sobre Satanás?

Bíblia e ramo de oliveira
Imagem via Unsplash

#Satânico #Satanás 

Ao discernir a obra do diabo, as pessoas não deveriam procurar por uma criatura com chifres em meia-calça vermelha segurando um forcado.

De fato, o Antigo Testamento o chama pelo nome de helel, ou Lúcifer, que significa “estrela da manhã”. Como observou o pastor David Jeremiah, Ezequiel 28:12-15 o chama de “querubim ungido que cobre”, um anjo que foi “perfeito em seus caminhos desde o dia [em que foi] criado” – até que ele “se tornou cheio de violência e pecou”.

Isaías 14 nos conta cinco declarações que esse anjo fez descrevendo sua ambição de assumir o trono de Deus e colocar todo o universo sob seu governo:

“Como caíste do céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste derrubado por terra, tu que enfraquecias as nações! trono acima das estrelas de Deus; também me assentarei no monte da congregação, nas extremidades do norte; subirei acima das mais altas nuvens, serei como o Altíssimo. para o Sheol, para as profundezas da cova”. Isaías 14:12-15

Embora Deus domine corretamente a maior parte das Escrituras, uma quantidade não insignificante da Bíblia envolve o diabo, que também é conhecido como Satanás, que em hebraico significa simplesmente “acusador” ou “adversário”.

Também é usado 18 vezes como nome próprio no Antigo Testamento, enquanto no Novo Testamento a palavra satanas em grego também é usada para o nome do diabo.

No Antigo Testamento, o nome Satanás refere-se a inimigos humanos e não humanos da humanidade com os termos acusador e adversário.

Com o uso do artigo definido, Satanás se torna ha-satan, ou “o acusador”, como em Zacarias 3:1: “Então o anjo me mostrou Josué, o sumo sacerdote, em pé diante do anjo do SENHOR, com Satanás em pé sua mão direita para acusá-lo”.

Esse apelido ecoa no Novo Testamento, onde o apóstolo João descreve Satanás como “o acusador dos irmãos”. (Apocalipse 12:10)

Mas talvez um título menos conhecido para o acusador seja o de “promotor celestial”, que, de acordo com o livro de Jó, envolve Satanás “vagando pela terra e andando por ela” (Jó 1:7) antes de desafiar A descrição do próprio Deus de Jó como “irrepreensível e reto”.

“Satanás respondeu ao Senhor: ‘Será que Jó teme a Deus em vão? Não puseste cercas em torno dele, de sua casa e de tudo o que ele possui? Abençoaste a obra de suas mãos e seus bens aumentaram no mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e ele certamente te amaldiçoará na tua face.’ (Jó 1:9-11)

Em algum momento, o acusador se transforma no adversário, aquele que recebe altos títulos de posição no Novo Testamento, incluindo o “governante/príncipe dos demônios” nos Evangelhos, o “deus deste mundo” em 2 Coríntios 4:4 , e o “príncipe da potestade do ar” em Efésios 2:2.

O próprio Jesus chama Satanás de “mentiroso e pai da mentira” em João 8:44 e, ecoando a descrição de Paulo em Efésios, o “príncipe deste mundo”. (João 12:31)

Com títulos como “governante”, “príncipe” e “deus deste mundo”, Satanás recebe algum grau de autoridade de Deus sobre um mundo destruído pelo pecado e destinado a desaparecer no fim dos tempos (Mateus. 24:35).

O Dr. Richard Land, editor executivo do The Christian Post, diz que é importante entender quem é Satanás para que estejamos melhor equipados para a guerra espiritual.

“Ele está informando erroneamente todas as filosofias mundanas, e quando estamos em combate espiritual com o diabo, o que estaremos se estivermos fazendo a vontade de Deus, estamos na presença de um ser superior”, disse Land.

“Se lutarmos com o diabo em nosso próprio poder, perderemos. Mas a maior glória é: ‘maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo’, e quando confrontamos o diabo no poder de Cristo, Cristo é o vencedor.”

O Senhor Jesus, ao ser tentado no deserto, não repreende Satanás quando este afirma ter autoridade para conceder a Jesus todos os reinos deste mundo, desde que se prostrasse e o adorasse (Lucas 4:6-7).

Jesus nunca indica que Satanás estava mentindo quando afirmou ter algum grau temporário de autoridade para conceder a Jesus todos os reinos do mundo. Em vez disso, Jesus o repreende por violar o mandamento de Deus: “E Jesus, respondendo, disse-lhe: “Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.'” (Lucas 4:8). )

No entanto, apesar da seriedade com que o diabo é tratado nas Escrituras, fica claro nos escritos do Novo Testamento que qualquer autoridade mundana que ele pudesse ter desfrutado anteriormente foi condenada e destruída para sempre na cruz.

No Evangelho de João, vemos Jesus predizendo Sua morte sacrificial e o que isso significa especificamente para o diabo: “Jesus disse: ‘Esta voz não foi para meu benefício, mas seu. Agora o julgamento está sobre este mundo; agora o príncipe deste mundo será lançado fora.” (João 12:31)

Depois que Jesus começou a demonstrar Sua autoridade sobre os reinos celestial e terrestre expulsando demônios, os fariseus – em uma admissão de fato de Seu poder – em vez disso atribuíram o trabalho a Belzebu, outro nome para Satanás.

Foi um ato de blasfêmia que Jesus prontamente repreendeu: “Conhecendo seus pensamentos, Jesus lhes disse: ‘Todo reino dividido contra si mesmo será destruído, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expulsar Satanás, ele está dividido contra si mesmo. Como, então, seu reino pode subsistir? (Mateus 12:25-26)

Mas não é até o livro do Apocalipse, o ato final no drama da história, que vemos Satã entregue ao monte de cinzas da história, ao se juntar à dupla satânica da Besta e do falso profeta em tormento eterno: ” E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de enxofre ardente, onde foram lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite para todo o sempre”. (Apocalipse 20:10)

Só então, finalmente, o “acusador dos irmãos” não terá mais a autoridade ou a capacidade de causar estragos no povo de Deus. Em vez disso, “Ele enxugará toda lágrima de seus olhos’, e não haverá mais morte, nem luto, nem choro, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram”. (Apocalipse 21:4)


Publicado em 26/04/2023 19h24

Artigo original: