Astronauta da NASA diz que a ciência ‘não contradiz’ o cristianismo; Museu da Bíblia abre nova exposição

O Museu da Bíblia abre sua nova exposição intitulada “Escritura e Ciência: Nosso Universo, Nós Mesmos, Nosso Lugar” em 19 de janeiro de 2023, em Washington, DC | The Christian Post / Nicole Alcindor

Um ex-astronauta da NASA disse acreditar que o estudo da natureza e da ciência estão interligados com as Escrituras na abertura de uma nova exposição no Museu da Bíblia sobre o papel do Bom Livro na relação entre ciência e cristianismo.

Jeff Williams, um astronauta aposentado da NASA que viajou ao espaço em quatro ocasiões distintas, disse ao The Christian Post durante uma visita à exposição, intitulada “Escritura e Ciência: Nosso Universo, Nós Mesmos, Nosso Lugar” que passou 534 dias no espaço desde 2000 a 2016.

O astronauta aposentado Jeff Williams, que viajou ao espaço em quatro ocasiões diferentes, visita o Museu da Bíblia em Washington, DC, em 19 de janeiro de 2023. | The Christian Post/Nicole Alcindor

Cristão devoto, Williams frequentou anteriormente uma igreja luterana-congregação do Sínodo de Missouri por muitos anos e agora frequenta uma igreja bíblica no estado de Washington.

Williams, que esteve fortemente envolvido em pesquisas científicas relacionadas a estudos astronômicos por cerca de 26 anos, disse que a nova exposição reafirmou sua crença de que a ciência anda de mãos dadas com o cristianismo, cada um complementando o outro.

“A ciência não contradiz o Cristianismo. Não há contradição. A contradição entra em sua filosofia entrando em sua ciência”, disse Williams. “E sua filosofia reconhece um Deus que se revelou especificamente nas escrituras da Bíblia ou sua filosofia desconsidera ou não permite um Deus. Então, você tem que explicar a existência de tudo por acaso ao longo do tempo.”

Williams acredita que existe um Deus que se revelou na criação, bem como em Sua Palavra.

“A exposição reafirmou todos os elementos em que acredito, em termos de minha fé e também aplicando a fé à questão da ciência e das Escrituras”, disse Williams.

“Muitos dos cientistas na era da ciência – sobre os quais lemos em nossos livros sobre as leis da física e da química – eram crentes primeiro. Eles eram teólogos primeiro. Pessoas como Kepler e Newton e Faraday e Maxwell, e muitos outros. Eles foram movidos por sua fé e compreensão de seu chamado diante de Deus para cumprir esse chamado.”

Williams disse que a primeira Grande Comissão, que pode ser extraída de Gênesis 1:28 para “subjugar a Criação de Deus”, foi obedecida por muitos dos primeiros cientistas.

Deus forneceu tudo à Sua criação, incluindo a ordem científica da Criação, a ordem matemática da Criação – química, física e ótica – que são demonstrações claras da ordem de Deus na criação.

“Acredito no relato bíblico da criação registrado em Gênesis 1 e 2 trazendo a imagem de Deus. Ele deu ao homem não apenas o chamado, mas a capacidade de buscar essa ordem”, afirmou Williams.

“Acho que esta exposição certamente ajudará as pessoas a reexaminar as questões que têm na vida se pensarem que há um conflito entre a ciência e a Bíblia”.

A seção Nosso Lugar da nova exposição do Museu da Bíblia, “Escritura e Ciência: Nosso Universo, Nós Mesmos, Nosso Lugar”, vista com suas cores vibrantes no dia de abertura da exposição em 19 de janeiro de 2023. | The Christian Post / Nicole Alcindor

Williams fez uma apresentação sobre como é ser um cristão praticante vivendo a vida de um astronauta.

“Espero compartilhar com as pessoas como fui selecionado como astronauta em 1996 e cheguei com uma fé madura e compreensão das doutrinas da criação”, disse Williams, um coronel aposentado do Exército dos EUA, pouco antes de sua apresentação.

“E por causa da percepção pública de que a ciência e a Bíblia estavam em conflito, dediquei muito estudo naqueles primeiros anos para que eu pudesse estar equipado para responder a esses tipos de perguntas em minha carreira como astronauta. Porque eu sei disso assunto surge o tempo todo.”

Williams discutiu o espanto e a maravilha de ir para o espaço, o ponto de vista da órbita da Terra.

“Quero falar sobre como a Bíblia apóia e informa a ciência com os elementos da ordem matemática da Criação de Deus, nosso chamado como humanos, portadores da imagem de Deus, e como Deus nos equipou para explorar e extrair essa ordem e utilizá-la para a glória de Deus e o bem da humanidade”, disse Williams.

“E isso dá a compreensão fundamental para a cosmovisão bíblica de como podemos entender a história do desenvolvimento da tecnologia, por exemplo, e a história do progresso humano; é a capacidade dada por Deus que decorre de Seu chamado para subjugar Sua Criação”.

Também participou da abertura da nova exposição Lawrence Principe, membro de um conselho consultivo que ajudou a trazer a exposição para o museu.

“O objetivo da nova exposição é reunir duas das principais características da cultura humana. Isso é Escritura, crença religiosa e investigação científica, e observar as interações entre os dois ao longo do tempo”, disse Principe ao CP.

“Espero que as pessoas vejam que a ciência e a fé têm uma história complicada de relacionamento uma com a outra. Às vezes trabalhando na mesma direção e às vezes em debate uma com a outra. Mas muitas das questões que ambas estão tentando abordar são semelhantes sobre a vida. , o lugar dos seres humanos no universo, a estrutura do cosmos e assim por diante.”

O Museu da Bíblia abre sua nova exposição, “Escritura e Ciência: Nosso Universo, Nós Mesmos, Nosso Lugar” em 19 de janeiro de 2023, em Washington, DC | The Christian Post / Nicole Alcindor

Principe, um católico praticante, disse que um “fato interessante” sobre o conselho consultivo que criou a exposição é que há uma representação substancial de várias denominações cristãs, bem como do judaísmo.

“Eu e meus colegas ortodoxos gregos estávamos todos nos certificando de que teríamos uma exposição equilibrada que mostrasse as diferentes abordagens de diferentes tradições religiosas em relação às questões da ciência e da religião”, disse Principe.

“Existe uma crença generalizada de que a ciência e o cristianismo sempre devem estar em conflito, mas o que estamos tentando mostrar aqui é que pessoas de fé estiveram envolvidas na ciência, textos da Bíblia inspiraram pessoas a fazer ciência e ciência tem, por sua vez, nos ajudado a obter ao longo do tempo uma melhor compreensão do que a Bíblia realmente diz.”

A esperança para a nova exposição, disse Principe, é que os visitantes que estão explorando o cristianismo e se perguntando como a ciência coincide com ele, entendam ambos de uma forma que aprimore seu conhecimento científico e aumente sua fé.

“Acho que há muita desinformação por aí sobre como deveria ter sido a relação entre ciência e religião, e esta exposição é uma tentativa de contar uma representação historicamente mais precisa das complexas interações entre as duas”, disse Principe. “Espero que as pessoas que estão preocupadas com o impacto da religião na ciência e com o impacto da ciência na religião venham aqui e saiam com algumas novas ideias de como essa interação pode existir”.

O museu contratou o Storyline Studios para projetar a exposição.

O produtor executivo do Storyline Studios, Jeff Wyatt, que ajudou a liderar a equipe de artistas, designers e fabricantes para facilitar a criação do impacto visual e do design da exposição, compareceu à abertura da exposição.

“Eu esperava que, ao criar e projetar esta exposição, as pessoas pudessem ver que as Escrituras e a ciência não estão em conflito, mas estão em uma conversa contínua. E nos últimos anos, parece que há mais conflito, mas há uma história mais longa. isso prova que a fé e a ciência não estão em conflito uma com a outra”, disse Wyatt.

Wyatt observou que a leitura da Bíblia inspira curiosidade sobre o mundo, enquanto a descoberta científica encorajou algumas pessoas a olhar para a Bíblia de maneiras diferentes, o que cria um vaivém que aconteceu ao longo da história.

“A fé fornece significado, enquanto a ciência fornece ‘o porquê’. Tudo se resume a isso. Toda essa exposição mostra que tanto a ciência quanto a religião têm seu lugar e que não precisam necessariamente uma da outra, mas estão em constante diálogo entre si e com o mundo”, afirmou.

“Eles estão de mãos dadas. Um inspira o outro.”

https://cdn.christianpost.com/images/cache/image/14/76/147617_w_760_507.webp

À esquerda está o Nehmad Vena-im de David Gans de 1613. Neste trabalho, os astrônomos e matemáticos David Gans argumentam contra o modelo heliocêntrico de Copérnico em favor da teoria geocêntrica. Este é o primeiro livro hebraico a mencionar Copérnico pelo nome. O trabalho está incluído na exposição das Escrituras e da ciência como cortesia da Biblioteca do Seminário Teológico Judaico da América. À direita está retratado o que é conhecido como a Bíblia indiana pelo missionário John Eliot, que produziu em suas páginas a primeira tradução da Bíblia na língua Wôpanâak dos nativos americanos locais de Massachusetts, cortesia de The Signatry. | The Christian Post/Nicole Alcindor


Nicole Alcindor é repórter do The Christian Post. Ela pode ser contatada em: nicole.alcindor@christianpost.com.


Publicado em 28/01/2023 18h22

Artigo original: