Alemanha recusa asilo para cristão ‘apóstata muçulmano’ que enfrenta morte no Irã

Asilo polícito para alguns, deportação para outros.

A mesma Alemanha que acolheu mais de um milhão de migrantes muçulmanos em 2015 e dez mil afegãos não examinados em 2021 – todas as pessoas que, por definição, não poderiam estar sofrendo perseguição religiosa em casa por serem muçulmanas – recusou asilo a um muçulmano convertido ao cristianismo, embora um de seus parentes tenha sido torturado e assassinado pelo mesmo “crime” de apostasia em seu Irã natal.

Conheça “Hassan”

Usando o pseudônimo de “Hassan” para proteger sua identidade, o marceneiro de 44 anos pediu asilo na Alemanha em 2018. As autoridades basearam sua rejeição de seu testemunho na crença de que ninguém se converteria ao cristianismo se soubesse o que acontece com os convertidos no Irã. Neste, eles estavam se referindo ao cunhado de Hassan, que introduziu Hassan ao cristianismo, e mais tarde foi preso e morto na prisão por participar de uma igreja doméstica. As autoridades alemãs concluíram que “não era particularmente provável” que Hassan se tornasse – certamente não permanecesse – um cristão após tal evento, pois a perseguição e o assassinato teriam um “efeito dissuasor” em qualquer outro candidato a convertido, nomeadamente Hassan.

Depois que a Alemanha fechou suas portas para ele, Hassan levou seu caso ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos. Também negou recentemente seu recurso. O apóstata de 44 anos do Islã agora deve ser deportado de volta para a República Islâmica do Irã, um ato que parece o equivalente a sentenciá-lo à morte ou, no mínimo, à extrema perseguição e prisão.

Testemunho de Hassan

Antes que as autoridades alemãs rejeitassem seu pedido de asilo, Hassan havia oferecido o seguinte depoimento ao Escritório Federal para Migração e Refugiados:

O irmão de minha esposa se tornou uma pessoa diferente ao se tornar cristão. Queríamos ver se teríamos esse sentimento quando nos tornamos cristãos… . Eu tive muitos problemas no Irã… Eu tinha muitas perguntas [religiosas], mas não tinha permissão para fazê-las. Quando eu fazia perguntas, apanhava na escola. Isso me levou a querer saber qual Deus eu estava enfrentando. Um dia, meu cunhado disse a mim e à minha esposa que tinha boas notícias. Existe um tesouro, existe um Deus vivo, Jesus Cristo, somos Seus filhos e não Seus escravos… . Ele disse que há uma salvação gratuita disponível.

Seu cunhado seria preso por suas atividades na igreja doméstica e, finalmente, assassinado por sua fé na prisão.

Cristo no Irã

A República Islâmica do Irã, vale a pena notar, é uma das piores nações para perseguir os cristãos – especialmente os muçulmanos convertidos. Como um grupo de direitos humanos explicou em 2017:

Um grande número de iranianos tem vindo a Cristo e é algo com o qual as autoridades estão claramente muito descontentes. Portanto, há prisões periódicas, detenções e prisões. Ultimamente tem havido muitas acusações que sugerem uma repressão ainda maior – sentenças de 10 a 15 anos em alguns casos para os cristãos. E geralmente, as autoridades vão sugerir que isso é o resultado de minar o estado ou tentar colaborar contra o estado e usarão mais acusações políticas do que leis de apostasia ou blasfêmia.

Apesar deste clima opressivo, e ao invés de ser “dissuadido” pelo assassinato de seu cunhado, Hassan, sua esposa e filhos, todos abraçaram a Cristo. Em pouco tempo, forças de segurança iranianas suspeitas invadiram e saquearam sua casa de seus livros, computador, passaportes e Bíblia. Hassan e sua família responderam fugindo do Irã, chegando à Alemanha.

“Na Alemanha, compartilho o evangelho, organizo círculos de oração aqui no alojamento”, disse ele. “Quero ser um bom exemplo, conquistar os outros para a fé em Jesus Cristo. Meu maior objetivo seria que meus filhos pudessem encontrar Cristo em liberdade e fazer o bem.”

Por que a Alemanha achou a fé de Hassan ininteligível?

Aqui chegamos a uma questão criticamente importante, embora negligenciada: por que as autoridades alemãs acharam o testemunho de Hassan – que ele se tornou cristão apesar de conhecer as terríveis consequências – ininteligível em primeiro lugar? A resposta óbvia é que, como ateus/materialistas, as autoridades simplesmente não podiam acreditar que alguém arriscaria suas vidas apenas para ser cristão.

Como Lidia Rieder da ADF, que está auxiliando Hassan, observa,

Existem diretrizes nacionais e internacionais para pedidos de asilo baseados em motivos religiosos… . Infelizmente, esta orientação está a ser utilizada de forma muito selectiva pelos decisores alemães. Eles não entendem que manter uma crença religiosa quando perseguidos pode ser atraente para os outros e não apenas um impedimento como visto na história do cristianismo.

Pode haver, no entanto, outra razão para que “esta orientação esteja sendo usada de forma muito seletiva pelos tomadores de decisão alemães”: esses tomadores de decisão poderiam ser muçulmanos que estão vingando a si mesmos e ao Islã desses apóstatas amantes de Cristo.

“Onde está seu deus agora?”

Há, de fato, muitos outros exemplos de “decisores ocidentais” – particularmente no Ministério do Interior do Reino Unido, que administra seu programa de imigração – empregando sarcasmo e zombaria em suas decisões de negar asilo a convertidos perseguidos.

Assim, uma requerente de asilo iraniana foi sarcasticamente informada em sua carta de rejeição do Ministério do Interior que “Você afirmou em seu AIR [Registro de Entrevista de Asilo] que Jesus é seu salvador, mas depois afirmou que Ele não seria capaz de salvá-lo do regime iraniano. Portanto, considera-se que você não tem convicção em sua fé e sua crença em Jesus é parcial.”


“Você afirmou que Jesus é seu salvador, mas afirmou que Ele não seria capaz de salvá-lo do regime iraniano. Portanto, considera-se que você não tem convicção em sua fé e sua crença em Jesus é parcial.”


Discutindo suas experiências, a mulher rejeitada explicou sua situação: “No meu país, se alguém se converte ao cristianismo, sua punição é a morte ou a execução”. Em relação ao processo de asilo, ela disse que sempre que respondia ao entrevistador do Ministério do Interior, “ele estava rindo ou talvez apenas zombando quando estava falando comigo … [Ele] me perguntou por que Jesus não ajudou você do regime iraniano ou das autoridades iranianas.”

Da mesma forma, em sua carta de rejeição do Ministério do Interior do Reino Unido, um homem iraniano foi informado de que várias passagens bíblicas eram “inconsistentes” com sua afirmação de ter se convertido ao cristianismo depois de descobrir que era uma fé “pacífica”. A carta citava trechos bíblicos – incluindo Êxodo, Levítico, Mateus e Apocalipse – como suposta prova de que a Bíblia é violenta, antes de concluir: “Esses exemplos são inconsistentes com sua afirmação de que você se converteu ao cristianismo depois de descobrir que é um ‘pacífico’ religião, em oposição ao Islã que contém violência, raiva e vingança.”

Em suma, os países ocidentais que acolhem milhões de muçulmanos religiosos estão enviando apóstatas muçulmanos para a morte.


Publicado em 13/10/2022 09h01

Artigo original: