Vitória para pregador preso após justiça alegar que partes da Bíblia ‘não são mais apropriadas atualmente’

O pregador de rua John Duhn – Imagem via Gospel Mais

Um processo criminal contra um pregador de rua na Inglaterra, preso por um suposto “crime de ódio”, foi arquivado, no qual o Crown Prosecution Service (CPS) argumentou que partes da Bíblia são “abusivas” e “não são mais apropriadas na sociedade moderna”.

John Dunn, 55, um sobrevivente de câncer de Swindon que serviu nas Forças Especiais do Exército Britânico, foi entrevistado sob cautela e posteriormente convocado pela polícia por suposta “homofobia” depois de pregar na Swindon High Street em novembro de 2020.

O Sr. Dunn, que prega regularmente apesar de ter perdido a laringe devido a um câncer na garganta, é um cristão que crê na Bíblia e prega no centro da cidade de Swindon. Ele considera pregar nas ruas e falar a verdade de Deus como parte essencial de sua vocação cristã, que ele faz há 15 anos.

Como parte de sua mensagem, ele frequentemente se refere a Gênesis 1, sendo feito à imagem de Deus, homem e mulher, e o casamento entre um homem e uma mulher sendo o propósito e padrão de Deus para o bem da sociedade.

Em 1º de novembro de 2020, o Sr. Dunn estava pregando quando duas mulheres passaram de mãos dadas. Dunn disse: “Espero que vocês sejam irmãs”. Eles responderam que estavam em um casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em consonância com as crenças bíblicas sobre a sexualidade humana, Dunn disse, preocupado com as mulheres, que: “Diz na Bíblia que os homossexuais não herdarão o reino de Deus”, que é um versículo de 1 Coríntios 6.

Dunn insiste que sua intenção e motivação era declarar a verdade de Deus por amor e compaixão pelas pessoas que passavam e ouviam.

No entanto, as duas mulheres ficaram “ofendidas” e denunciaram o Sr. Dunn à polícia, descrevendo seus comentários como “fala bíblica”. , que ele nega categoricamente ter dito.

O Sr. Dunn posteriormente compareceu voluntariamente a uma delegacia de polícia para entrevista. Na esquadra, foi-lhe dito que se tentasse sair seria preso e depois intimado por infracção ao abrigo do artigo 5.º da Lei da Ordem Pública.

A Justiça Britânica alegou que ele era culpado de discurso de ódio porque havia ‘ofendido’ e ‘perturbado’ um membro do público, no entanto, a lei exige que um réu “use palavras ou comportamento ameaçador ou abusivo, ou comportamento desordeiro” e isso deve ser “dentro da audição ou visão de uma pessoa susceptível de ser causada por assédio, alarme ou angústia”.

O Sr. Dunn disse que não ameaçou nem abusou dos queixosos nem fez nada fora da lei.

Advogados instruídos pelo Christian Legal Center argumentaram em defesa do Sr. Dunn que a entrevista e subsequente acusação violaram seus direitos humanos sob os Artigos 9 e 10 da Convenção Europeia de Direitos Humanos (ECHR) em relação à liberdade de pensamento, consciência, religião e expressão.

Eles disseram que opiniões muito fortes devem ser protegidas, ‘mesmo que atrapalhem a sensibilidade da maioria da população’.

Além disso, eles disseram que o Sr. Dunn: ‘Não abusou dos queixosos. Alega-se que o abuso envolve a comunicação de uma mensagem ofensiva a um indivíduo. Simplesmente transmitir a verdade bíblica não pode ser assim.’

“Implicações constitucionais”

No entanto, os advogados que representam o CPS argumentaram que o processo contra o Sr. Dunn era “necessário” e “proporcional”.

Surpreendentemente, o CPS chegou ao ponto de dizer que: “Há referências na Bíblia que simplesmente não são mais apropriadas na sociedade moderna e que seriam consideradas ofensivas se declaradas em público”.

Eles citaram referências à escravidão nos livros bíblicos de Êxodo e Levítico e referências à sentença de morte, que não tinham relevância para o que o Sr. Dunn teria dito.

A evidência especializada foi fornecida em resposta aos argumentos do CPS pelo teólogo cristão Dr. Martin Parsons.

Analisando a história da Bíblia sendo lida nas ruas do Reino Unido desde o início do século 16, o Dr. Parsons disse que: ‘A leitura pública da Bíblia foi, na verdade, os primeiros aspectos da liberdade de religião a serem desenvolvidos na Inglaterra após a Reforma’ .

O Dr. Parsons citou como a versão autorizada, conhecida como a Bíblia King James, desempenhou um papel específico no serviço de coroação. Durante o serviço de coroação de 1953, Sua Majestade a Rainha Elizabeth II recebeu uma cópia desta Bíblia com as palavras:

“Nossa Graciosa Rainha: Para manter Vossa Majestade sempre atenta à Lei e ao Evangelho de Deus como Regra para toda a vida e governo dos príncipes cristãos, apresentamos-lhe este Livro, a coisa mais valiosa que este mundo oferece. Aqui está a Sabedoria; Esta é a Lei real; Estes são os oráculos vivos de Deus.”

O Dr. Parsons concluiu que: “A Bíblia teve um status único na história constitucional britânica. A sugestão da justiça de que existem partes da Bíblia “que simplesmente não são mais apropriadas na sociedade moderna e que seriam consideradas ofensivas se declaradas em público” é uma que, se aceita, teria implicações constitucionais significativas.

Uma audiência, que poderia ter considerado o Sr. Dunn condenado e com antecedentes criminais, foi marcada para 13 de novembro de 2022 no Tribunal de Magistrados de Swindon perante os Magistrados. No entanto, o caso contra ele foi arquivado depois que as duas mulheres supostamente “se recusaram a se envolver com o caso” após fazerem as alegações iniciais.

De acordo com o CPS, um policial foi à casa deles para incentivá-los a comparecer ao tribunal, mas ninguém atendeu ou respondeu. O casal também não respondeu a nenhuma das ligações da polícia.

‘Jesus foi a resposta para mim’

Após o resultado, o Sr. Dunn disse: “Antes de me tornar cristão, eu odiava as pessoas, servi nas Forças Especiais e fiz da minha missão aprender a melhor forma de matar as pessoas, esse era o meu trabalho. Mas quando conheci Jesus Cristo, ele mudou meu coração, tirou meu ódio e o encheu de amor. Jesus foi a resposta para mim e acredito que o mundo precisa conhecer e experimentar essa esperança. É por isso que faço o que faço, para ajudar todos a encontrar a luz de Jesus na escuridão em que todos vivemos.

“Acho que a maioria das pessoas de Swindon aprecia minha pregação, e minha pregação levou à conversão do notório traficante de drogas e pequeno criminoso Shaun O’Sullivan. Se eu não estivesse nas ruas, ele nunca teria ouvido o Evangelho. Agora pregamos regularmente juntos.

“Quando prego, só digo o que está na Bíblia. Quando eles me disseram que estavam em um casamento entre pessoas do mesmo sexo, fiquei preocupado com eles. Tive que comunicar as consequências de suas ações com base no que a Bíblia diz. Eu queria avisá-los, não por condenação, mas por amor. Eu queria que eles soubessem que existe perdão através do amor de Jesus.

“Nove em cada dez vezes, quando prego ou me envolvo com pessoas nas ruas, as pessoas me pedem para orar por elas.

“Estou aliviado e grato por o caso ter sido arquivado e pretendo continuar a pregar nas ruas de Swindon.”

‘Fundamento bíblico da sociedade’

Andrea Williams, diretora executiva do Christian Legal Centre, disse: “John Dunn ama Jesus e se preocupa apaixonadamente em compartilhar a verdade bíblica que transformou sua vida. Mesmo sem caixa de voz, ele ainda sai falando às pessoas sobre Cristo. E há pessoas que encontraram fé, cujas vidas mudaram e mudaram por causa da pregação de João.

“A abordagem do CPS para este caso, e a Bíblia em geral, no entanto, é profundamente preocupante. A Bíblia e seus ensinamentos são a base de nossa sociedade e nos proporcionaram muitas das liberdades e proteções que ainda desfrutamos hoje. É extraordinário que a promotoria, falando em nome do Estado, possa dizer que a Bíblia contém palavras abusivas que, quando faladas em público, constituem uma ofensa criminal.

“A opinião do CPS foi que a Bíblia é ofensiva e contém discurso ilegal que não deve ser compartilhado em público.

“‘Ofensão’ é um conceito inteiramente subjetivo e é facilmente manipulado para fechar pontos de vista que as pessoas simplesmente não gostam. Qualquer sugestão de que existe o direito de não ser ofendido deve ser fortemente rejeitada. Na democracia de hoje, precisamos de liberdade para debater, desafiar e discordar.”


Publicado em 17/12/2022 09h32

Artigo original: