Uganda: Pai mata filho por se recusar a abandonar sua fé em Jesus

Um sino de igreja está pendurado em um galho de árvore do lado de fora de uma igreja católica e de uma escola na vila de Odek, em Uganda. | REUTERS / JAMES AKENA

Um homem de 20 anos em Uganda que havia se convertido do islamismo ao cristianismo foi amarrado e assassinado por seu próprio pai depois que ele se recusou a abandonar sua fé em Jesus, de acordo com um relatório.

A vítima, identificada como Tabiruka Tefiiro do vilarejo de Bupalama no sub-condado de Buseta no distrito de Kibuku, foi assassinada por seu pai muçulmano, Kasimu Kawona, no domingo, informou o Morning Star News.

Tefiiro estava morando e trabalhando em Kampala desde que colocou sua fé em Cristo em 2019. Em meio à pressão de membros da família para retornar ao Islã, Tefiiro concordou em voltar em 1º de agosto, mas continuou a se recusar a renegar sua fé em Cristo.

Seu pai, que estava viajando, voltou no sábado e convocou uma reunião de família para questionar Tefiiro sobre se ele havia voltado ao Islã.

“Eu sou maduro o suficiente para entrar em qualquer religião que eu queira, porque tenho mais de 18 anos”, disse Tefiiro ao pai. Quero confirmar que sou salvo pela graça de Deus. Não posso renunciar à minha fé cristã agora ou no futuro”, acrescentou a vítima, segundo a sua tia.

Kawona saiu de casa e voltou no domingo com uma faca e enxada e atingiu Tefiiro, que conseguiu fugir para a casa de um vizinho.

“Ele seguiu Tefiiro e entrou com força na casa e o obrigou a voltar para a fazenda, onde o amarrou e começou a espancá-lo com a enxada”, acrescentou o parente. “Ele caiu inconsciente. Ele então o pendurou.”

Kawona não foi acusado de assassinato, mas uma acusação menor de homicídio culposo porque matou seu filho por ter deixado o Islã, disseram fontes ao MSN.

Vizinhos muçulmanos e líderes locais condenaram o assassinato, no entanto.

Em junho, Abudlawali Kijwalo, 39 anos, da área de Nankodo, no distrito de Kibuku, foi atacado por seu irmão empunhando um facão como punição por colocar sua fé em Cristo e ouvir música gospel. Kijwalo sobreviveu, mas permaneceu hospitalizado por muito tempo.

Embora a maioria das pessoas em Uganda seja cristã, algumas regiões do leste e do centro têm concentrações mais altas de muçulmanos.

O Projeto de Futuros Religiosos Globais Pew-Templeton mostra que cerca de 11,5% da população de Uganda é muçulmana. Os muçulmanos em Uganda são principalmente sunitas. Ataques armados e assassinatos de convertidos não são incomuns na região.

“A influência do Islã radical tem crescido continuamente, e muitos cristãos nas regiões de fronteira de maioria muçulmana estão enfrentando severa perseguição, especialmente aqueles que se converteram do Islã”, explica um folheto informativo da Voz dos Mártires.

“Apesar dos riscos, as igrejas evangélicas em Uganda responderam estendendo a mão para seus vizinhos; muitas igrejas estão treinando líderes em como compartilhar o Evangelho com os muçulmanos e cuidar daqueles que são perseguidos depois de se tornarem cristãos”.


Publicado em 22/08/2021 14h28

Artigo original:


Achou importante? Compartilhe!