Apocalipse 6: O enganador cavaleiro no cavalo branco

Imagem via Unsplash

Alguns argumentam que ninguém jamais foi ao Céu e voltou para nos contar o que viu, mas evidentemente foi isso que aconteceu com o apóstolo João. Nos capítulos quatro e cinco do livro de Apocalipse, João, a convite do Senhor, visitou a própria sala do trono do Todo-Poderoso. Lá ele testemunhou coisas notáveis para as quais havia pouca referência terrena. Ele foi autorizado a ver o que diz respeito aos últimos dias da Terra.

Por que o apóstolo recebeu esse privilégio e depois foi instruído a escrevê-lo e relatá-lo em detalhes? O falecido Billy Graham explica em seu livro, Approaching Hoofbeats:

“Por trás do universo existe um Poder digno de nosso louvor e de nossa confiança. Apesar dos rumores em contrário, não somos criaturas abandonadas em um planeta girando loucamente pelo universo, perdidos em galáxias e mais galáxias de sóis flamejantes gasosos ou luas de cinzas queimadas. Somos filhos de um grande e maravilhoso Deus que ainda agora está no poder, cumprindo Seus propósitos em Sua criação… Os poderes nacionais que vemos inclinados à destruição – acumulando armas, matando e sendo mortos – não são o poder supremo. As figuras individuais que governam nossas vidas também não são os poderes supremos; mães, pais, professores, pastores, conselheiros, políticos, diplomatas, banqueiros, policiais, assistentes sociais, carcereiros e carcereiros, oficiais de justiça, cobradores de impostos, ditadores e seus soldados, reis e presidentes um dia ficarão impotentes diante deste Deus… A revelação é cuidadosamente calculada para restaurar e renovar a esperança.”

No capítulo 5, o Senhor Jesus Cristo é o único em todo o universo considerado digno de receber o pergaminho com sete selos, que é o título de propriedade do mundo. Cada selo que ele abrir revelará o curso final dos propósitos redentores de Deus para este universo e tudo nele.

Como João, as quatro criaturas, os 24 anciãos, os milhares e milhares de anjos e os salvos de todas as eras, testemunham o Cordeiro (Cristo) abrir o primeiro selo do livro, a Bíblia diz:

“Então ouvi um dos quatro seres viventes dizer com uma voz de trovão: ‘Venha!’ Olhei para cima e vi um cavalo branco parado ali. Seu cavaleiro carregava um arco e uma coroa foi colocada em sua cabeça. Ele cavalgou para vencer muitas batalhas e obter a vitória” (Apocalipse 6:1-2).

Os eventos na Terra estão se formando há algum tempo para este momento. Como o estrondo baixo e constante de um bumbo que se torna cada vez mais intenso e a cortina do palco que começa a rolar, o primeiro ato do julgamento de Deus é revelado. Mas quem é esse cavaleiro em um cavalo branco?

Alguns disseram acreditar que esse cavaleiro no cavalo branco é Cristo. Quase todos os escritores bíblicos até 150 dC tomaram o cavalo branco e seu cavaleiro como um símbolo da mensagem do Evangelho, avançando com sucesso para pessoas de todas as raças, tribos e línguas. A cor branca na Bíblia, argumenta-se, está sempre associada a Jesus ou à vitória espiritual.

Por mais convincente que seja esse argumento, ele não parece se encaixar no contexto. Conforme visto mais adiante no livro de Apocalipse, três outros cavaleiros seguem o cavaleiro branco e representam guerra, fome e morte. Esperaríamos que eles seguissem o sucesso do Evangelho? Dificilmente.

Cristo parece ser o cavaleiro do cavalo branco mencionado em Apocalipse 19:11-16.

A palavra grega “stephanos” descreve a coroa usada pelo cavaleiro em Apocalipse 6, significando que este cavaleiro não é coroado a princípio, mas recebe a coroa do vencedor mais tarde. Seu arco não tem flecha, o que indica que as muitas batalhas que ele vence são pela diplomacia.

O cavaleiro no cavalo branco em Apocalipse 19 vem com os exércitos do Céu para se envolver na última grande guerra: a batalha do Armagedom, onde todas as forças ímpias de todas as terras se reunirão para desafiar a soberania de Deus. O cavaleiro do cavalo branco em Apocalipse 19 usa coroas ou diademas, que são coroas da realeza.

Assim, o cavaleiro no cavalo branco em Apocalipse 6 é um impostor – uma falsificação. Ele aparece como alguém bom que traz paz e prosperidade. Ele se apresenta como o Messias do mundo, mas problemas o seguirão como nenhum outro na história da humanidade.

Este cavaleiro é aquele a quem as Escrituras se referem como o anticristo.

O Anticristo descreve um espírito oposto à verdade central do Evangelho na primeira e na segunda epístolas de João.

João diz: “Qualquer um que disser que Jesus não é o Cristo. Qualquer um que nega o Pai e o Filho é um anticristo. Quem nega o Filho também não tem o Pai (1 João 2:22).”

Mais uma vez, João escreve:

“É assim que sabemos se eles têm o Espírito de Deus: se uma pessoa que afirma ser um profeta reconhece que Jesus Cristo veio em um corpo real, essa pessoa tem o Espírito de Deus. Mas se alguém afirma ser um profeta e não reconhece a verdade sobre Jesus, essa pessoa não é de Deus. Tal pessoa tem o espírito do anticristo, que vocês ouviram que vem ao mundo e, na verdade, já está aqui” (I João 4:2-3).

O apóstolo também fala de muitos “anticristos” em I João 2:18.

Ao longo dos séculos, tem havido quem opere no espírito do anticristo, negando ou distorcendo a verdade do Evangelho. Os cultos operam no espírito do anticristo. Os teólogos liberais que negam a divindade de Jesus e dizem que Ele era apenas um bom homem ou apenas um tremendo mestre falam no espírito do anticristo. Esses mesmos teólogos que não aceitam a morte de Jesus como substituta do pecador, mas acreditam que foi apenas a morte de um mártir religioso, são anticristos. Esses mesmos lobos em pele de cordeiro que negam sua ressurreição corporal da sepultura são anticristos.

Os pregadores da prosperidade hoje, que levam as pessoas a colocarem suas afeições no materialismo, em vez da vida na cruz, estão operando no espírito dos anticristos.

O espírito do anticristo é representado em pessoas que sempre se referem a Jesus como manso e brando, apenas ajudando os pobres, doentes e necessitados, mas nunca repreendendo o pecado e ficando indignados com justiça com o comportamento pecaminoso. Embora Jesus falasse sobre o Inferno com mais frequência do que sobre o Céu, o espírito do anticristo diz que Jesus nunca condenaria alguém a um lugar tão terrível de tormento.

Para muitos, Jesus aparentemente abraça todas as formas de imoralidade sexual. Ele é retratado em cenas embrulhado com uma bandeira de arco-íris ou uma cerveja na mão ou fumando um cigarro de maconha. Estes são o espírito do anticristo.

No entanto, em vários lugares nas Escrituras, os escritores reconhecem um indivíduo identificável do fim dos tempos que aparecerá – um homem que personifica o próprio mal. Esse indivíduo virá como um anjo de luz, mas na verdade é um homem extremamente perverso que chega ao clímax e traz um fim pecaminoso para a história humana sem Deus. O apóstolo Paulo disse sobre essa pessoa:

“Não se abale ou se assuste tão facilmente com aqueles que dizem que o dia do Senhor já começou. Não acredite neles, mesmo que afirmem ter tido uma visão espiritual, uma revelação ou uma carta supostamente nossa. Não se deixe enganar pelo que eles dizem. Pois esse dia não chegará até que haja uma grande rebelião contra Deus e o homem da iniquidade seja revelado, aquele que traz a destruição. Ele se exaltará e desafiará tudo o que as pessoas chamam de deus e todo objeto de adoração. Ele até se sentará no templo de Deus, afirmando que ele mesmo é Deus”. (1 Tessalonicenses 2:2-4).

Este cavaleiro no cavalo branco é um falso emancipador e libertador que é brilhante e estratégico. Com tais argumentos persuasivos sobre política, religião, militar, economia, comércio, etc., o mundo inteiro, incluindo os judeus, o verá como seu tão esperado Salvador.

Seu sucesso como conquistador do mundo é porque ele está aliado ao próprio diabo. Ele até unirá as religiões do mundo sob sua liderança, declarando-se Deus. Infelizmente, as pessoas vão acreditar nele.

Podemos já ter visto um microcosmo disso na história.

O falecido Dr. R.C. Sproul, teólogo, pastor, professor e presidente do conselho do Ligonier Ministries, escreveu:

“Quando eu estudava na Europa nos anos 60, embora vinte anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, as livrarias de Amsterdã estavam cheias de literatura sobre a Segunda Guerra Mundial. As memórias ainda eram muito vivas para essas pessoas, que sofreram muito mais do que nós neste país sofremos naquela época. Lembro-me de ter lido um livro que resultou da divulgação de documentos classificados anteriores dos arquivos intitulado Hitler, o Flagelo da Europa, no qual documentos particulares de Hitler foram fotocopiados e impressos. Uma delas era uma das primeiras anotações de seu diário, na qual estava rabiscada com a própria caligrafia de Hitler: “Esta noite fiz um pacto com Satanás”. Ele não estava apenas brincando. Houve um esforço sério de Adolf Hitler para envolver a assistência do Príncipe das Trevas nos programas que ele estabeleceu. Obviamente, tudo isso estava acontecendo sob a soberania de Deus. Deus tem suas razões para permitir que isso aconteça por um tempo, mas, obviamente, ele reserva aquele momento em que seu julgamento poderoso recai sobre Satanás e pessoas como Hitler, e o poder justo de Deus é finalmente justificado”.

Quão verdadeiro! Algo dessa natureza acontecerá novamente, mas ainda mais dramaticamente e com um escopo mais amplo. Os eventos atuais parecem estar se desenvolvendo rapidamente nessa direção, pois vemos igrejas cristãs se afastando do ensino doutrinário sólido e diminuindo o número de membros, especialmente no Ocidente. Em toda a Europa, existem catedrais e igrejas vazias.

Um cavaleiro está montado em um cavalo branco, mordendo o freio e pronto para saltar do portão para correr por toda a terra, enganando as massas. O inferno o seguirá.

Existe uma maneira de você e sua família evitarem essa tragédia. Entregue-se ao Senhor Jesus Cristo agora. Não há mais Messias. Ele é a única esperança. Ele é o único Salvador verdadeiro.

Arrependa-se de seus pecados e volte-se para Jesus com fé para que você possa ser arrebatado, redimido do perigo vindouro que aguarda aqueles nos últimos dias que se recusam a acreditar no Evangelho.


Publicado em 12/12/2022 10h31

Artigo original: