Chefe do ministério nigeriano compartilha desafios, bênçãos de alcançar os não alcançados com o Evangelho

Afri-mission and Evangelism Network é um consórcio de igrejas missionárias e organizações cristãs baseadas na fé. | Rede Afri-missão e Evangelismo

Oscar Amaechina, presidente da Afri-Mission and Evangelism Network em Abuja, Nigéria, nunca esquecerá o dia em que pensou que sua vida terminaria.

“Lembro que havia um campo missionário específico onde estávamos ministrando às pessoas, e algumas pessoas vieram para nos matar”, disse Amaechina ao The Christian Post. “Eles confessaram que estavam lá para nos matar. Nós os vimos com seus facões, nós os vimos com suas espadas, e acreditávamos que aquele era nosso último suspiro. Pensávamos que íamos dar nosso último suspiro e ir embora.”

Enquanto encaravam a morte de frente, Amaechina e seus companheiros missionários decidiram oferecer um último ato de bondade aos seus perseguidores.

“Nós lhes demos arroz, demos espaguete, demos creme e sopa” e eles se afastaram de nós”, lembrou. “Eles voltaram e um de seus líderes falou conosco por meio de um intérprete e disse: “Estávamos aqui para matá-los. Como somos pobres, ninguém nunca nos deu dons, mas por causa desses dons, queremos nos tornar cristãos.'”

A mudança instantânea de opinião dos agressores, disse Amaechina, o chocou e surpreendeu.

“Eu não podia acreditar”, ele compartilhou. “E nós os conduzimos a Cristo. Foi maravilhoso, foi incrível e foi um abridor de olhos. Desde aquele dia, nunca resistimos a mostrar bondade. Há poder na bondade e no amor. E é nisso que acreditamos no ministério.”

Essa mentalidade tem impulsionado a Afri-Mission and Evangelism Network desde a sua criação em 2007. A organização sem fins lucrativos é composta por um consórcio de igrejas missionárias e organizações cristãs baseadas na fé que buscam avançar o Reino de Deus alcançando os grupos de povos não alcançados em Norte da Nigéria com o Evangelho.

A organização sem fins lucrativos se concentra em duas grandes intervenções: a intervenção evangélica, que envolve a missão convencional, a missão da diáspora e a missão eclesiástica e a intervenção humanitária. Este último envolve vários programas, incluindo o programa alimentar os famintos, o programa vestir os nus, o programa de água limpa, o programa de crianças órfãs e vulneráveis, missão médica, o programa de educação e o programa de aquisição de habilidades.

“Atingimos tantas comunidades com nossa missão convencional quando percebemos que não se trata apenas de pregar o Evangelho”, disse Amaechina. “Olhamos para o meio ambiente e vimos a natureza degradada das pessoas ao redor do meio ambiente. As mulheres andam nuas, as crianças passam fome, a água que bebem é tão tóxica… não há hospital… as pessoas estão degradadas, vivem como animais selvagens.”

Pregar o Evangelho e compartilhar sobre um Deus “bom”, explicou o pastor, tornou-se um desafio, pois “não via nenhuma bondade em torno dessas pessoas”.

“Eu não sabia o que dizer”, disse ele. “O que fiz foi voltar para casa e perguntar em oração a Deus: ‘O que vamos fazer para trazer esse conhecimento de Cristo”‘ Há muito a ser feito.”

Atualmente, existem 19 missionários no projeto missionário convencional e 56 missionários no projeto missionário da diáspora. No próximo ano, a organização espera elevar esse total para 160 ou 170 ” mas devido aos riscos decorrentes de grupos extremistas islâmicos e pastores radicais Fulani, a “colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”, disse Amaechina.

“Somos constantemente assediados, ameaçados e espancados, nossos espíritos estão realmente dispostos, mas nossas carnes estão ficando mais fracas diariamente”, escreveu ele no relatório anual da organização.

Ainda assim, os missionários viram os frutos de seu trabalho. Por exemplo, em 2021, 231 pessoas vieram a Cristo graças aos esforços do projeto missionário da diáspora, enquanto dezenas participaram do programa de discipulado do ministério.

“Queremos desenvolver um efeito multiplicador; essa é a reação em cadeia”, disse Amaechina. “Nós impactamos você e esperamos que você impacte os outros durante o discipulado.

Um ex-pastor, Amaechina disse ao CP que muitos grupos de pessoas na Nigéria nunca ouviram o Evangelho ” ou mesmo o nome de Jesus Cristo, embora o país seja o mais próspero da África. Ele estimou que cerca de 65.897.000 nigerianos não ouviram falar de Jesus ” e a maioria deles vive em áreas remotas onde estão “presos na obscuridade”.

Amaechina chamou essa infeliz realidade de “fracasso da Igreja nigeriana”. Muitos cristãos nigerianos professos não querem viajar para lugares não alcançados devido ao risco físico, disse ele, enquanto outros não veem incentivo para plantar igrejas em áreas atingidas pela pobreza.

“A Igreja no Níger abandonou o mandato da Grande Comissão”, disse ele. “O conforto dos cristãos tornou difícil para as pessoas fazerem sacrifícios” existem comunidades esquecidas onde não existe uma única igreja. Todos estão agrupados em torno das grandes áreas metropolitanas… porque podem coletar ofertas maiores. É um fator sério.”

Outras vezes, disse ele, os cristãos africanos são enganados ao abraçar o evangelho da prosperidade, que ensina em parte que os crentes têm direito às bênçãos da saúde e da riqueza. Tais bênçãos podem ser obtidas por meio de confissões positivas de fé e da “semeadura” por meio do fiel pagamento de dízimos e ofertas.

Os cristãos africanos pobres, explicou Amaechina, são atraídos por esse falso ensino porque oferece uma solução para a pobreza.

“Os missionários ocidentais trouxeram o Evangelho para nós, e o que estamos fazendo agora ” estamos comercializando o Evangelho. O Evangelho não está à venda, mas especialmente na Nigéria, o Evangelho está à venda”, disse ele. “É um problema sério. As pessoas estão ganhando dinheiro comercializando o Evangelho e, infelizmente, as pessoas estão enfeitiçadas”.

“Você não está interessado na salvação, está interessado na prosperidade”, continuou ele. “A maioria dos não alcançados está nua; eles não têm roupas para vestir. Então, a maioria das igrejas não vai lá para plantar, porque não há nada para colher.”

No próximo ano, Afri-Mission and Evangelism Network tem uma série de objetivos específicos para o avanço do Evangelho. Isso inclui mobilizar e treinar mais missionários; fornecer água potável a duas comunidades específicas; construir salas de aula em uma comunidade-alvo onde nem uma única pessoa frequentou a escola e fornecer transporte aos missionários.

“Quando distribuímos o que temos, não discriminamos”, disse Amaechina. “Não estamos dando apenas porque queremos converter você. Estamos dando porque amamos você. Trabalharemos com você porque queremos lhe mostrar amor, quer você se converta ou não.”

Ele acrescentou: “Há pessoas que são admiradoras secretas de Cristo. Já conheci muitos deles… eles amam a Cristo, mas não podem declarar abertamente seu amor por Ele. Então, quando mostramos bondade, mostramos bondade a todos, seja você muçulmano, pagão… nossa bondade é para toda a humanidade com a intenção de acreditar que através da bondade de Deus, nós os tocamos… para o conhecimento salvador de Cristo”.

Amaechina agradeceu aos cristãos ocidentais por suas orações, enfatizando a importância de “pessoas que levantarão nossas cabeças quando caírem”.

“Devo confessar” na maioria das vezes, sentimos vontade de desistir. É difícil. Nossa vida está em jogo. Os recursos não existem. Você tem bons planos, mas os planos vão pelo ralo porque você não tem ninguém para apoiá-lo”, ele compartilhou.

“Os cristãos nigerianos não estão interessados em missão; eles estão interessados em dinheiro… o que estamos fazendo é colocar isso de joelhos. Estamos orando, pedindo a ajuda de Deus. Estamos confiando que Deus será capaz de fazê-lo.”


Publicado em 30/01/2022 12h50

Artigo original: