Desmistificando 4 mitos contra a ressurreição de Jesus

Unsplash/Pisit Heng

#Cristo 

Todos os anos, nesta época, vemos capas de revistas questionando a ressurreição de Jesus e se ela realmente ocorreu. Aqui, quero investigar as afirmações bíblicas e históricas sobre a ressurreição e desmascarar quatro mitos contra ela.

Os relatos bíblicos da ressurreição são históricos e vale a pena investigar porque se o que os escritores do Evangelho disseram é falso, então como Paulo disse em 1 Coríntios 15:17, nossa fé é vã, ainda estamos em nossos pecados, e a ressurreição é o maior farsa que a humanidade já conheceu. Mas se eles estiverem certos, e Jesus ressuscitou dos mortos, isso é uma virada de jogo para a raça humana e a informação histórica mais vital que todo ser humano deve saber para o bem de suas próprias almas.

Além dos quatro evangelistas que foram testemunhas oculares, outros historiadores escreveram sobre a crucificação de Jesus. Josefo, Tácito e Plínio, o Jovem, foram três deles.

A teoria do desmaio

A crucificação romana era comum no primeiro século. Os romanos usavam esse método de execução para punir membros da classe baixa, escravos, soldados, rebeldes violentos e acusados de traição.[1] Sabemos com certeza que Jesus foi crucificado. Mas os adeptos da Teoria do Desmaio argumentam que Jesus nunca realmente morreu em primeiro lugar. Ele apenas desmaiou, depois desmaiou de exaustão. Depois de várias horas, no frescor do túmulo, Ele recuperou as forças, rolou a pedra, lidou com os guardas e então apareceu a Seus discípulos.

Essa teoria não apenas ignora completamente os detalhes de Sua morte que conhecemos, mas é tão absurda que seria preciso mais fé para acreditar nessa teoria do que na verdade da ressurreição.

O registro histórico mostra que as pernas de Jesus não foram quebradas para acelerar sua morte, como foram as pernas dos outros dois homens que foram crucificados. Suas pernas não foram quebradas porque os guardas viram que Jesus já estava morto. Na verdade, eles perfuraram seu lado para se certificar de que ele estava morto, observando sangue e água saindo – um sinal claro de morte.

Além disso, Pilatos, o prefeito romano, reconheceu que Jesus estava morto e entregou o corpo a José de Arimatéia para o enterro.

Por último, depois que Jesus ressuscitou e apareceu a Seus discípulos, seu corpo foi transformado e era tudo menos fraco. Ele foi capaz de entrar em quartos trancados. Ele foi capaz de caminhar 11 quilômetros na Estrada de Emaús para aparecer a testemunhas oculares. Depois do que Jesus acabara de passar, nenhuma dessas coisas poderia ter acontecido se Seu corpo não tivesse sido transformado após a ressurreição. A teoria do desmaio cai por terra.

O corpo foi roubado

Quando os líderes judeus foram informados pelos guardas do túmulo que o corpo de Jesus havia desaparecido, eles deram aos soldados uma grande quantia em dinheiro, dizendo-lhes: “Vocês devem dizer que seus discípulos vieram durante a noite e o roubaram enquanto dormíamos. ” Aqui está o problema com esta teoria – ela não explica como o selo da tumba foi quebrado. No dia seguinte à morte de Jesus, Pilatos ordenou que uma pedra muito grande e pesada fosse rolada em frente ao túmulo e um selo fosse colocado sobre ela para impedir que os discípulos roubassem o corpo de Jesus. Ele até colocou guardas lá para proteger o túmulo. Esses dois fatores, o selo e a pedra, tornam impossível a afirmação do líder religioso. Primeiro, se os guardas dormissem e deixassem alguém roubar um corpo, isso era uma ofensa punível com a morte. Estes eram soldados romanos altamente disciplinados e habilidosos. A ameaça de morte foi suficiente para mantê-los em alerta.

A teoria da ressurreição espiritual

Existem duas Teorias da Ressurreição Espiritual. Alguém afirma que o corpo de Cristo se decompôs na tumba e Sua ressurreição foi apenas espiritual (um fantasma). A outra teoria afirma que Deus destruiu o corpo de Cristo na tumba e que Sua ressurreição também foi apenas espiritual, e não física.[2] Ambas as teorias sustentam que as testemunhas não viram o corpo físico ressurreto de Jesus, apenas seu espírito.

Existem alguns problemas consideráveis com esta teoria. Primeiro, por definição, uma ressurreição deve incluir um corpo físico ou não é uma ressurreição. É uma ressuscitação. Um corpo ressuscitado é aprimorado. Um corpo ressuscitado é o mesmo corpo que foi trazido de volta à vida e que morrerá novamente, como o corpo de Lázaro.

Em segundo lugar, Jesus desmascarou completamente essa teoria quando disse em Lucas 24:39: “Vejam minhas mãos e meus pés, que sou eu mesmo. Toque-me e veja, pois um espírito não tem carne e ossos como você vê que eu tenho”. Então Ele comeu com eles! Um espírito não come. Em Mateus 28:9, Seus seguidores seguraram Seus pés e O adoraram. Não se pode agarrar os pés de um espírito!

A teoria da alucinação

Céticos como o teólogo alemão Gerd Ludemann argumentam que Paulo e os outros apóstolos tiveram uma percepção sensual ativa da ressurreição de Jesus e que comunicaram essa visão aos outros seguidores, por meio de uma reação em cadeia, que resultou em visões subjetivas entre as massas. Mais de 500 pessoas tiveram essa visão, resultando em êxtase em massa.[3]

Em poucas palavras, Ludemann assume que todos que viram o Cristo ressuscitado o imaginaram. Há dois problemas com essa afirmação; Ele não tem base para prova, e há muitas evidências bíblicas e psicológicas para refutar seu argumento.

Primeiro, como argumenta Gary Habermas, as alucinações são experiências subjetivas que não podem ser compartilhadas. O psicólogo clínico Gary Collins nos diz que as alucinações são ocorrências individuais. Por sua própria natureza, apenas uma pessoa pode ver uma determinada alucinação por vez. Tampouco é possível que alguém induza uma alucinação em outra pessoa. Como as alucinações são experiências individuais, é óbvio que outras pessoas não podem testemunhá-las.[4] Collins não é o único psicólogo que mantém essa opinião. A maioria dos psicólogos contesta a possibilidade de alucinações em grupo.

Em segundo lugar, o professor de filosofia do Claremont McKenna College, Dr. Steven T. Davis, observa que os fatores causais típicos não estavam presentes. Não havia drogas, nem histeria, privação de comida, água ou sono que pudesse causar alucinações nos discípulos.[5] Em outras palavras, os discípulos não estavam delirando, e o registro histórico não revela que essas características existiam nas testemunhas.

A evidência da ressurreição de Cristo é esmagadora. Nenhuma dessas teorias da ressurreição pode explicar todos os detalhes que são historicamente conhecidos sobre a ressurreição. Uma vez que as teorias mencionadas não explicam adequadamente todas as partes do testemunho bíblico, e são construídas a partir de noções pré-concebidas, que não deixam a evidência histórica falar por si, a ressurreição de Jesus ainda é a mais plausível.


Publicado em 08/04/2023 16h40

Artigo original: