O avivamento espiritual da Universidade Asbury poderia se espalhar por todo o país e pelo mundo?

Avivamento na Universidade de Asbury (Foto: Leah Payne/Twitter)

Na semana passada, na quarta-feira, 8 de fevereiro, o fim habitual da capela estudantil no campus da Asbury University, uma escola cristã, não aconteceu.

Em vez disso, os alunos se recusaram a sair.

A reunião de oração e adoração continuou – e ainda está acontecendo.

Como Greg Haselhoff, Reitor Associado de Vida Estudantil e Pastor Universitário me mandou uma mensagem na noite de quarta-feira: “Fechamos a capela às 11 da manhã e dezenas de alunos permaneceram na sala, com uma presença manifesta de Deus muito palpável. Uma hora depois, eles ainda estão lá.”

Eles continuaram orando e adorando durante toda a noite.

Nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, eles fizeram uma breve pausa às 3h30 e depois voltaram para a capela para manter a comunhão com Cristo.

Cinco dias depois, eles ainda estavam indo.

Na noite de domingo, uma ex-aluna da Asbury University de West Virginia, Sarah Marshall, postou esta mensagem nas redes sociais.

“Este foi um convite para experimentá-lo e eu aceitei”, escreveu ela. “Senti um relaxamento e uma calma como nunca havia experimentado antes. Um silêncio percorreu a capela e não pude deixar de estar totalmente presente e sintonizado com a presença de Deus. Há solo sagrado vivo em Asbury e o espírito de Deus está lá!! Não tenho palavras para descrever o culto. Adoração indescritível. Ele estava lá.”

Ninguém se atreveu a tentar assumir a reunião.

Há uma sensação do Divino e da humildade na sala.

As primeiras horas deste avivamento começaram com adoração, arrependimento e oração.

“Os alunos estão com fome de Jesus”, escreve Nick Hall no Instagram

SOMENTE SALA DE ESPERA

O Auditório Hughes está lotado, apenas com assentos em pé, e há uma sensação de santidade na sala.

Curiosamente, o Auditório teve na parede acima do palco as palavras “Santidade ao Senhor”.

Zach Meerkrieb, treinador de uma das equipes estudantis, disse: “A humildade radical e a quebra do desempenho religioso criaram gravetos para o fogo cair e os alunos estão experimentando o amor de Deus e o enchimento do Espírito”.

Estiveram presentes metodistas, presbiterianos, batistas, anglicanos, pentecostais, carismáticos e seguidores de Cristo não denominacionais.

A maioria dos alunos enchiam a sala, mas espalhados entre eles estavam professores, funcionários e outros de várias idades.

Alguns disseram que a presença de Deus está tão presente que não querem ir embora.

Alunos e professores continuam sentados no Hughes Auditorium.

Outros vieram de estados próximos, compareceram às reuniões e dormiram em seus carros.

Muitos alunos de outros campi estão dirigindo de longe para chegar ao Hughes Auditorium.

Eles estão tendo que reservar áreas para estudantes, pois um grupo demográfico mais antigo (não estudantes) está aparecendo.

Por meses, anos, até décadas, isso está em construção.

DOIS REAVIVAMENTOS PASSADOS EM KENTUCKY COMEÇARAM EM FEVEREIRO

O que é notável é que os dois últimos grandes reavivamentos de Asbury começaram no mês de fevereiro.

E mais uma vez vemos o início de outra “onda de avivamento” no campus da Asbury University, assim como aconteceu em 1950 e 1970.

A verdade é que muitos na área que se lembram do avivamento de 1970 estão lá porque têm orado por outro “Momento Divino” como viram ou ouviram.

Cenas dos avivamentos de Asbury em 1970 e 2023. Os metodistas sabem como reviver!

De acordo com Kyle Bixler, no quarto dia, os participantes cresceram tanto que estavam utilizando o Hughes Auditorium (1.500), enquanto o Seminário Asbury, do outro lado da rua, abriu a Capela Estes (650) e a Capela McKenna (350), que estavam lotadas. ou perto da capacidade.

Além disso, 250 pessoas se reuniram no gramado em frente ao Hughes Auditorium esperando para entrar.

As igrejas locais podem ser solicitadas a abrir e considerar servir como instalações de superlotação.

“Tudo porque alguns universitários decidiram matar aula e adorar a Jesus”, diz Bixler.

Muito parecido com o reavivamento de 1970 – e o grande reavivamento de oração de 1857, onde se espalhou pelos Estados Unidos da América e cerca de um milhão de almas aceitaram Jesus – padrões semelhantes estão começando hoje.

ESTUDANTES CRISTÃOS ESTÃO CHEGANDO DE TODO O PAÍS PARA PARTICIPAR DO MOVIMENTO DE ORAÇÃO

De acordo com Wellspring Prayer Center, um ministério de oração nas proximidades de Lexington, no quarto dia do avivamento, grupos de estudantes de vários campi compareceram.

Isso inclui estudantes da Anderson University, Bethel University (Mishawaka), Campbellsville University, Eastern Kentucky University, Georgetown University, God’s Bible School (Cincinnati), Indiana Wesleyan University, Kentucky Mountain Bible College, Lee University, Midway University, Mt. Vernon University, A Ohio Christian University, Olivet University, Oral Roberts University, Purdue, University, Southern Wesleyan University, Spring Arbor University, Taylor University, Trevecca Nazarene University, University of Kentucky, United (OH) e University of Cumberlands.

Já existem relatos de que capelas em várias faculdades cristãs, como a Lee University, estão sendo impactadas.

O REAVIVAMENTO PODERIA SE ESPALHAR NACIONALMENTE E GLOBALMENTE?

A questão é qual será o impacto dessas reuniões?

Daniel Lewis, um filantropo de uma empresa com fins lucrativos que investe lucros em empreendimentos do reino local e globalmente, afirma: “Como um sacerdote anglicano ordenado para o mercado e para a universidade, estou vendo uma convergência perfeita dos planos de Deus para a renovação de corações, clareza de chamado e encorajamento para a próxima geração, para levar as boas novas de que somos mordomos para o mundo inteiro.”

Lewis acrescenta: “Como um missiologista e um estudante vitalício de liderança emergente em cada geração [estou assistindo] a Geração Z, que agora é estudante na faculdade. Eles foram devastados pelo medo, distração, realidade virtual – institucional, social, normativa, desconstrução bíblica tradicional – ansiedade, apatia, direito.”

“Não é nenhuma surpresa para mim que Deus infundisse o poder em uma experiência sobrenatural para encorajar seus corações e fortalecer sua fé para levá-la ao mercado, seus bairros e suas famílias”, continua Lewis. “Estou vendo uma clara convergência da comunidade empresarial, da comunidade de fé e da academia, trabalhando em unidade para se unir a Deus neste momento de avivamento. Deus está inaugurando algo novo, talvez um odre novo para conter a Água Viva de Jesus Cristo e disponibilizá-la a todos aqueles que vão dormir esta noite sem a esperança do céu, porque ainda não conhecem Jesus”.

O Dr. Robert E. Coleman, autor de O Plano Mestre de Evangelismo – que desde 1963 vendeu mais de 3,5 milhões de cópias e foi traduzido para 100 idiomas – admoestou os presentes a levar as boas novas de Jesus Cristo a um mundo perdido e destruído.

UM PONTO DE INFLEÇÃO CHAVE ESTÁ CHEGANDO

Coleman foi impactado pelo avivamento de 1950 em Asbury, que curiosamente começou em 23 de fevereiro daquele ano.

Essa será a mesma data deste ano em que o Auditório Hughes na Universidade de Asbury será o local do aniversário de 200 anos do Dia Colegiado de Oração (CDOP).

A reunião de oração do CDOP – que será transmitida simultaneamente em seu site (www.collegiatedayofprayer.org) – começou como um movimento de oração multidenominacional que em 1823 estava presente de alguma forma em todos os campi da América.

Thai Lam, do Luke 18 Project e do CDOP, diz: “Estou tão desanimado ao ouvir tudo o que Deus está fazendo neste momento em Asbury. E estou me regozijando com os milhares de estudantes e visitantes que estão sendo marcados para sempre pelos encontros com Jesus em Asbury nos últimos cinco dias. Mas estou com ciúmes de muito MAIS… Ao considerar os 20 milhões de estudantes em 4.300 campi universitários, minha fé é estimulada por mais de uma temporada de avivamento – estou ansiando por um movimento de despertar espiritual que se espalharia por nossa nação e além.”

Estou tão animado por estar em Asbury para o Dia de Oração Colegiado.

Mas para todos aqueles que não conseguem ir para Wilmore, Kentucky, o que fazer?

E se os crentes em toda a América – e ao redor do mundo – ao ouvirem os testemunhos do que está acontecendo em Asbury fossem inflamados com fé para jejuar e orar por esse tipo de avanço espiritual em seus campi e em suas cidades?

Acredito que o que estamos testemunhando em Asbury é apenas o começo e que nosso Pai tem muito mais reservado!

A equipe que planeja a transmissão simultânea do encontro do Collegiate Day of Prayer em Asbury está programada para estar no Hughes Auditorium.

Em uma reunião dos organizadores (Thai Lam, Bob Bakke, Jay Anderson, Andrew Abel e eu), reconhecemos a santidade do que está acontecendo.

A questão permanece sobre como configurar o equipamento de vídeo e iluminação durante este renascimento.

Os organizadores do evento Asbury CDOP afirmam: “não queremos tocar em ‘A Arca’ incorretamente”.

David Smithers, o “Historiador Interno do Avivamento” do grupo, tem encorajado a equipe dizendo: “Os problemas surgem quando começamos a pensar e falar sobre o avivamento como um ‘isso’ ao invés Dele… falando sobre um programa ou um evento a ser gerenciado ou tratado. Estamos falando sobre como responder adequadamente a uma visitação de Jesus. Devemos caminhar suavemente e não presumir que sabemos o que fazer sobre algo que ainda não estamos experimentando pessoalmente?

Reavivamento na Universidade de Asbury: ‘Se Deus quiser que aconteça, vai acontecer’

LIÇÕES DE REAVIVAMENTOS PASSADOS

Costuma-se dizer nos círculos dos historiadores do avivamento que tudo começa com a oração.

Isso é evidenciado por detalhes no livro de Wayne Atcheson, “The Asbury Revival: When God Used Students To Wake A Nation”.

Atcheson é o historiador e diretor regional da Biblioteca Billy Graham.

Como ele escreve em seu livro, a principal líder do reavivamento de Asbury em 1970 foi Jeannine Brabon, filha de missionários da Colômbia, América do Sul.

Quando ela chegou a Asbury, “Deus colocou em meu coração orar por um reavivamento neste campus”.

Os alunos usaram uma lista de oração de todo o corpo discente, cartões de oração e um serviço de oração durante toda a noite.

Então, em 3 de fevereiro de 1970, o “Momento Divino” de Deus chegou naquela manhã de terça-feira.

Os alunos exibiram uma fome por Deus que os levou a orar, adorar e permanecer na presença de Deus e eles não queriam ir embora.

Os resultados do reavivamento de 1970 em Asbury foram notáveis.

Cerca de 2.000 equipes de testemunhas de Wilmore Kentucky foram a pelo menos 130 campi universitários no país.

Somente Deus poderia contar quantas almas foram arrastadas para o Reino como resultado.

Os efeitos do avivamento de 1970 ainda são sentidos atualmente.

Nos últimos dois anos, tenho me encontrado com aqueles que estiveram lá ou ouviram falar do avivamento de 1970 e têm orado.

Alguns são ex-alunos, professores, alunos, mas outros eram pessoas do mercado e oraram por isso.

Parece que Deus pode estar respondendo a essas orações.

Estou impressionado com algo que Wayne Atcheson me disse.

“Este reavivamento de Asbury não é nenhuma surpresa porque os ex-alunos de Asbury e até mesmo aqueles que experimentaram o reavivamento de 1970 têm orado por outra intervenção divina por anos. Desta vez, a mídia social tem e continuará a espalhar este incrível movimento de Deus, enquanto os alunos em 1970 entraram em longas filas em cabines telefônicas para espalhar a notícia para seus pais e cidades natais. Jesus entrou no Hughes Auditorium mais uma vez e lágrimas de alegria abençoam nossas almas”.


Publicado em 17/02/2023 23h13

Artigo original: