Os evangélicos estão mudando de ideia sobre relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo?

Um semáforo com tema gay é retratado em Viena, Áustria, 5 de dezembro de 2017. | (Foto: REUTERS / Leonhard Foeger)

Dois relatórios chamaram a atenção esta semana:

Um: em 2007, 90 por cento dos evangélicos disseram que sua igreja proibia (63 por cento) ou desencorajava fortemente (27 por cento) “comportamentos homossexuais”. Em 2020, esse número caiu para 65 por cento (33,7 por cento proíbem, enquanto 31,4 por cento desencorajam fortemente).

Dois: em 2008, 34,4 por cento dos evangélicos entre as idades de dezoito e trinta e cinco apoiavam o casamento do mesmo sexo. Em 2018, esse número subiu para 56,1%.

Esses dados podem estar relacionados? As igrejas evangélicas estão mudando sua posição sobre o casamento do mesmo sexo para se alinhar e atrair adultos mais jovens? Os evangélicos mais jovens estão mudando sua posição sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo porque suas igrejas estão? Ou ambos estão acontecendo?

Quando a percepção é realidade

Por vinte séculos, os cristãos ortodoxos sabem que a Bíblia proíbe as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo. (Para mais informações, consulte o artigo do meu site, “O que a Bíblia diz sobre a homossexualidade?”)

No entanto, como observamos ontem, atualmente vivemos em uma cultura “pós-verdade” que está convencida de que a percepção é a realidade e a verdade é tudo o que você acredita que seja. A tolerância é o valor cardinal de nossos dias, enquanto a intolerância é o pecado capital.

Essa insistência na verdade relativa e na moralidade subjetiva contradiz diretamente o fato de que toda a Escritura é inspirada por Deus (2 Timóteo 3:16) por meio da obra do Espírito Santo (2 Pedro 1:21) como verdade imutável (Mateus 24:35). Jesus foi claro quando disse a seu Pai: “A tua palavra é a verdade” (João 17:17).

No entanto, a abordagem “percepção é realidade” da verdade é aplicada hoje a questões morais em todo o espectro da vida, do aborto à eutanásia. Isso vai contra a lógica (afirmar que não há verdades absolutas é fazer uma afirmação da verdade absoluta). E é aplicado subjetivamente ao comportamento que desejamos tolerar, em vez de objetivamente a tudo na vida. (Caso contrário, 11 de setembro seria a “verdade” de Osama bin Laden e o pecado racial seria a “verdade” do racista.)

Mas há outra dimensão na história, que os evangélicos que afirmam a moralidade bíblica nem sempre podem considerar.

“Aceitação precede obediência”

O Dr. Preston Sprinkle, presidente do Centro de Fé, Sexualidade e Gênero, observa que temos mais probabilidade de difamar os pecados que menos provavelmente cometeremos. Ele escreve: “De muitas maneiras, os cristãos têm tratado as pessoas LGBT + da mesma forma que os fariseus tratam os cobradores de impostos. E então a abordagem de Jesus para os cobradores de impostos nos dá um bom modelo de como devemos incorporar o evangelho para as pessoas LGBT +.”

Como nosso Senhor os tratou? Seu exemplo nos mostra que, como Sprinkle observa, “aceitação não é igual a afirmação”. Em vez disso, “a aceitação precede a obediência”.

Mateus e Zaqueu eram cobradores de impostos quando Jesus os chamou. Sua aceitação deles não implicava a afirmação de seus pecados. Em vez disso, levou a um relacionamento que produziu obediência e transformação em suas vidas.

Sprinkle acrescenta que, mesmo que pudéssemos convencer as pessoas a viver pela moralidade bíblica, “Somos salvos pela fé, não pela pureza sexual” (ênfase dele). Nosso trabalho é defender a verdade bíblica, mas fazê-lo com a graça bíblica.

Por que não devemos “autocensurar nosso testemunho do evangelho”

Fico feliz que dois terços dos evangélicos digam que suas igrejas ainda afirmam a moralidade bíblica com relação ao casamento do mesmo sexo. Lamento por aquelas igrejas que não o fazem e me pergunto quantos de seus membros estão perdendo a verdade de que precisam sobre esta e outras questões cruciais.

Por nosso bem e por aqueles que influenciamos, não devemos vacilar em nosso compromisso com a verdade bíblica. Foi notado que não quebramos os mandamentos de Deus – nós nos violamos com eles. Um homem que salta do décimo andar de um edifício não quebra a lei da gravidade – ele ilustra isso.

Nem devemos nos retirar da declaração da verdade impopular. Como Janet Denison observa em seu último blog: “Quando o fiel autocensura nosso testemunho do evangelho, desistimos do poder de levar outros à fé”.

Aqui está nossa melhor resposta: afirmar e compartilhar a verdade bíblica com a graça bíblica. “Falar a verdade em amor” é o nosso mandato e deve ser o nosso mantra (Efésios 4:15). As pessoas precisam saber o que Deus diz sobre a sexualidade e outras áreas da vida, mas também precisam saber que estamos compartilhando sua verdade por gratidão por sua graça.

Por que “graça é dada”

Todos nós estamos quebrados sexualmente e em todas as outras dimensões de nossas vidas. Éramos pecadores quando Jesus morreu por nós (Romanos 5: 8) e ainda somos pecadores hoje (Romanos 3:23; 1 João 1: 8, 10). Todos nós precisamos da aceitação e transformação de Jesus.

Quando damos aos outros o que recebemos em um espírito de compaixão e gratidão, glorificamos nosso Senhor e convidamos outros a se juntarem a sua família.

Como observou Santo Agostinho, “a graça é concedida não porque tenhamos feito boas obras, mas para que possamos fazê-las”.

Que graça você vai pagar hoje?


Publicado em 15/08/2020 12h42

Artigo original:

Estudo original:


Achou importante? Compartilhe!


Assine nossa newsletter e fique informado sobre assuntos jurídicos. Preencha seu e-mail no espaço abaixo e clique em “OK”:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *